Locais

Alcafozes

Local: Alcafozes
Dominio: Aldeia

Etimologicamente conhecida por terra das "gaiolas mouriscas", esta freguesia englobou até 1933 a povoação de Idanha-a-Velha. Presume-se que tenha sido fundada, no ano de 715, pelos Árabes, quando ali resolveram construir abrigos para os rebanhos, numa época (séc VIII) em que os Árabes detinham o domínio sobre quase toda a Espanha.
Mas, anteriormente tanto os Lusitanos como os Romanos passaram por esta freguesia.
Atualmente, esta pacata aldeia, povoada por gente briosa, dedica-se sobretudo, à agricultura e à pastorícia. Pelas ruas é possível observar casas antigas e solarengas de grande beleza contudo, votadas ao esquecimento e abandono.
Alcafozes, apesar de ter como orago, mártir S. Sebastião, um dos grandes eventos que agitam toda a população e arredores de Alcafozes, realiza-se no primeiro fim-de-semana de Setembro, altura da festa anual em devoção da Senhora do Loreto, consagrada Padroeira principal e universal da aviação.
No recinto de festas do Santuário encontra-se um avião T. 37c, oferecido pelo M. I. Cem das Forças Armadas, pertencente à Patrulha Acrobática dos Asas de Portugal"

[Fonte: MIaN.]

[Registo em construção.]




Topo