Locais

Aldeia de Santa Margarida

Local: Aldeia de Santa Margarida
Dominio: Aldeia

A Aldeia de Santa Margarida, pertenceu ao extinto concelho de Proença-à-Velha. Com a extinção deste, no Liberalismo, e a sua inclusão no de Idanha-a-Nova, foi criada a Freguesia da Aldeia de Santa Margarida.


Localiza-se a 28 Km, a norte, da sede de concelho e faz ligação com o concelho de Penamacor. Pelo seu nome presume-se ter sido de fundação cristã, já que Santa Margarida viveu no séc. III.
Conhecida como terra dos Fogueteiros, por ali (há vários anos) se ter instalado uma fabrica de fogo de artifício, Santa Margarida celebra a noite de natal, de um modo peculiar. À saída da missa do galo, em torno do madeiro, toda a população se junta para ver subir o balão de ar quente, oferecido pelos fogueteiros.
Terra de emigrantes, esta pequena aldeia vê os seus filhos regressarem em altura do Natal, Páscoa e no mês de Agosto.
Detentora não só de um moderno centro de dia, ao percorrermos as suas ruas, encontramos bonitas casas de construção granítica e alpendradas que lhe conferem uma riqueza e uma presença harmoniosa.
Na rua principal, a Igreja Matriz de 1709, agora restaurada e pintada, ostenta singelamente, o seu campanário, totalmente coberto de verdura.
No Largo de Santo António, no último Sábado de cada mês, realiza-se o mercado, onde se pode adquirir de tudo um pouco, loiças, roupas, frutas, legumes, etc.

[Registo em construção | Criado em 2015/06/06.]




Topo